Atividades Lúdicas

Clubinho Salva Vidas - jogo educativo

Blog de casadainfancia :Casa da Infância, Clubinho Salva Vidas - jogo educativo

Tudo aquilo que é informado à criança por meio da ação fica registrado e exerce um papel fundamental na estruturação dos princípios que irão reger a sua vida futuramente.  Além dos exemplos oferecidos pelos adultos, brincadeira torna-se uma alavanca deste processo de desenvolvimento e aquisição de novos conceitos e habilidades.

Toda iniciativa que promova a formação infantil para procedimentos de extrema importancia no seu futuro, devem ser valorizados. Assim é o caso do Clubinho Salva Vidas, um jogo online que traz noções de segurança no trânsito, preservação da natureza, segurança em ambientes urbanos, cuidados em ambientes aquáticos, entre outros.

Indicado para Crianças a partir de 5 anos, oferece também a possibilidade de interação com outras crianças e experimentar diversos desafios.

Confira gratuitamente pelo link:   www.clubinhosalvavidas.com.br

Abraços,                                                                                                                                                                  Rosana Rodrigues ;-)

sexta 07 março 2014 06:40 , em Atividades Lúdicas


Jogo das Sílabas

Jogo das sílabas é uma atividade divertida que poderá fazer com as crianças maiores de 3 anos com ou sem dificuldades de aprendizagem.

Este é um jogo de linguagem simples e divertido que pode ser realizado em qualquer lugar e ajustado à sua rotina. Estimula a linguagem oral e trabalha a estrutura das palavras, prevenindo futuros problemas relacionados com a leitura e com a escrita. Trabalha o conceito de palavra e a consciência silábica.

Blog de casadainfancia : Casa da Infância, Jogo das SílabasBlog de casadainfancia : Casa da Infância, Jogo das Sílabas            Blog de casadainfancia : Casa da Infância, Jogo das Sílabas            Blog de casadainfancia : Casa da Infância, Jogo das SílabasBlog de casadainfancia : Casa da Infância, Jogo das Sílabas

Como jogar o Jogo das Sílabas

Em primeiro lugar escolha a palavra de ordem, que será a palavra usada para começar o jogo, combinada previamente entre si e o seu filho ou educando. Por exemplo: “Silabra” (palavra fictícia e engraçada).

Cada vez que disser a palavra “Silabra” o jogo começa: o adulto que está jogando diz palavras do que vê ao seu redor e a criança tem de indicar as sílabas, mas de forma divertida, ou seja, batendo as palmas, batendo os pés, pulando, etc.

Por exemplo, quando vai às compras com o seu filho tem uma excelente oportunidade de praticar este jogo. Entra no supermercado e diz “silabra” (ou outra palavra da sua escolha) e logo começa a brincadeira educacional. Poderá pedir à criança para bater palmas para indicar quantas sílabas a palavra tem: ba-na-na.

Poderá jogar quantas vezes pretender e durante o tempo que achar adequado.

Fonte: http://educamais.com/jogo-das-silabas/

 

quinta 06 março 2014 09:24 , em Atividades Lúdicas


100 Brincadeiras Infantis

Encontrei um site bem interessante com brincadeiras infantis. Vale a pena dar uma olhadinha. Chama-se 100 Brincadeiras.

Blog de casadainfancia : Casa da Infância, 100 Brincadeiras Infantis

As brincadeiras estão divididas por faixa etária e ainda traz um menu para escolher quais as habilidades que desejam que sejam desenvolvidas ludicamente - raciocínio lógico, agilidade, conhecimento de cores, concentração, conceitos matemáticos, atenção, entre outros.

Para terem uma ideia, vejam a brincadeira "Ordem", extraída do site:

Blog de casadainfancia : Casa da Infância, 100 Brincadeiras Infantis

FAIXA ETÁRIA

Acima de 7 anos

LOCAL

Quintal, Condomínio, Quadra de esportes

ESTIMULAR

Agilidade, Equilíbrio, Coordenação motora, Criatividade, Atenção, Linguagem, Sequência

PARTICIPANTES

2+

MATERIAL

Uma bola

COMO BRINCAR

Nessa brincadeira as crianças ficam de frente para uma parede com uma bola na mão. Cada vez que elas jogam a bola contra a parede devem obedecer as 'ordens' da cantiga. 

Por exemplo, quando cantam 'ordem! Com um pé só' jogam a bola contra a parede, levantam uma das pernas, pegam a bola outra vez para jogá-la na parede novamente e cumprir outra ordem. 

Alguns exemplos de ordens: 

Ordem! Em seu lugar. 
Ordem! Sem rir. 
Ordem! Com um pé só (joga a bola e levanta um pé). 
Ordem! Com o outro (joga e levanta o outro pé). 
Ordem! Com uma mão (pega a bola só com uma mão). 
Ordem! Com a outra (pega a bola com a outra mão). 
Ordem! Batendo palmas (joga e bate palmas). 
Ordem! Com Pirueta (joga e roda). 
Ordem!  Atrás e adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente). 
Ordem!  Bate-queda (joga, bate palmas e bate no colo). 
Ordem! Com perdão (joga e ajoelha). 

Durante o jogo a bola não pode cair no chão. Use sua criatividade e invente novas ‘ordens’ durante a brincadeira. Ela ficará mais difícil se as crianças, em duplas e com duas bolas, trocarem as bolas enquanto obedecem as ordens da cantiga. 

Para ver as outras brincadeiras, acessem o site:  http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/     e  divirtam-se!

Abraços,

Rosana Rodrigues ;-)

 

terça 04 março 2014 13:36 , em Atividades Lúdicas


Dez jogos e brincadeiras para a Educação Infantil

Blog de casadainfancia :Casa da Infância, Dez jogos e brincadeiras para a Educação Infantil

As atividades abaixo foram capturadas no link educador brasil escola e são opções para o professor da educação infantil desenvolver algumas das habilidades infantis de forma lúdica. Certamente as crianças vão gostar muito!

— por Rosana Rodrigues

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.

Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.

Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.

Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.

Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.

Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

FONTE DO TEXTO: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm

FONTE DA FOTO:

http://br.olhares.com/brincadeira_de_pneu_foto3068980.html

terça 07 setembro 2010 19:35 , em Atividades Lúdicas


ATIVIDADES SENSÓRIO-MOTORAS

Blog de casadainfancia :Casa da Infância, ATIVIDADES SENSÓRIO-MOTORAS

A atividade lúdica para a criança, além de prazerosa,  sempre tem um caráter exploratório, possibilitando o exercício corporal, o treino do ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. A criança se reconhece enquanto agente de seu espaço.

 

Hoje, apresento algumas atividades que contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora ampla, indicado para crianças até 6 anos:

1. andar livremente, batendo palmas;

2. andar para frente;

3. andar de costas;

4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;

5. andar na ponta dos pés;

6. andar encostando um pé à frente do outro;

Estes requerem a discriminação visual:

7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;

8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;

Agora, também, a discriminação auditiva:

9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc para marcar o ritmo);

10. andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música,por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

 

FONTE: RIZZI, L e HAYDT, RC. Atividades Lúdicas na Educação

da criança. SP: Ática, 2007.

quinta 11 março 2010 09:49 , em Atividades Lúdicas


|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para casadainfancia

Precisa estar conectado para adicionar casadainfancia para os seus amigos

 
Criar um blog